Sales Coaching

CUBO, muito obrigado!

Compartilhe este Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Cubo

O CUBO Coworking completou dois anos no último dia 14 de setembro. O nome do evento – CUBO_CONECTA – expressou a essência do hub de empreendedorismo.

Para somar à comemoração, palestras e atividades aconteceram durante o dia todo.  Entre elas, a apresentação de Ricardo Guerra, do Itaú, na qual divulgou a mudança para as novas instalações, agora com 20 mil m², e outras novidades interessantes.

Durante o evento, lembrei das diversas oportunidades de conexão que fiz com empreendedores e dos exemplos que presenciei de alto crescimento de startups residentes no CUBO. Decidi, então, que escrever sobre essa experiência seria uma forma de retribuição.

Mas afinal, o que é o CUBO?

É um hub de empreendedorismo que vai além do coworking (hub é um equipamento central que recebe sinais transmitidos pelas estações). Seguindo na analogia, as estações seriam as grandes empresas, startups, investidores, entre outros. Esta atividade de receber as empresas e fazer o match (casar) com as startups é muito bem feita.

Visite o website do CUBO Coworking

O Flávio Pripas, como diretor e principal interlocutor, recebe semanalmente dezenas de pessoas interessadas em respirar inovação. É contagiante a energia com que ele apresenta as instalações e fala com propriedade da oferta das mais de 50 startups residentes hoje no CUBO.

Coworking x Aceleradora

O mercado faz uma distinção entre um coworking e uma aceleradora. O CUBO seria um coworking, numa definição pura, mas isso seria diminuí-lo. Deveria ser uma aceleradora, diante de exemplos de crescimento de startups residentes, como o Kitado, que iniciou no CUBO há dois anos, com três pessoas, e este ano levou seu time de mais de 40 membros para um escritório próprio.

As conexões

Essa ligação entre as grandes empresas e as startups precisa ser muito bem orquestrada. A escolha de parceiros (corporações) residentes, como Accenture, Saint-Gobain, Gerdau, Mastercard, entre outros, impulsionou a aproximação com os empreendedores das startups.

Essas e outras corporações possuem seus pontos focais de interlocução com as startups e elas ficam atentas às oportunidades de aplicar a inovação no dia a dia das empresas. O CUBO faz esta aproximação com muito sucesso.

Durante o evento comemorativo do segundo ano, foram homenageados os Corporate Ninjas, profissionais que descobriram as oportunidades e realizaram transformações através das startups do CUBO.

Entre os diversos homenageados estavam César Alves, do Banco PAN, Evaneo Pulzatto e Paulo Costa, da Accenture, André Passos, do Grupo LM, Eduardo Canton e Cintia Camargo, do Itaú, Amanda Gomes, da Avon, Edson Ferrão, da Abril, Sérgio Schwetter, da Algar Tech, e Ricardo Orlando, da Dasa. Os cases publicados no evento documentavam a inovação realizada e o papel dos executivos para apoiar as startups.

As iniciativas de aproximação de comunidades com as startups não se restringem, obviamente, às corporações. Muitas vezes são recebidas caravanas com pessoas de outros Estados e elas são expostas ao ambiente do empreendedorismo. Como muitos passam tirando fotos e filmando, brincamos que seria legal uma placa como “Não alimente os desenvolvedores!” 🙂

Os empreendedores

Participo como mentor em outras aceleradoras. Com histórico de mais de cem mentorias, posso afirmar que a maturidade e a qualidade das startups residentes é singular. Muitas vezes os almoços são uma grande troca de ideias e validações. Um exemplo de iniciativa interessante, resultado desses encontros, é o Corporate Ninja, citado anteriormente.

Durante meu convívio com as startups, seja como mentor ou empreendedor, conheci diversas pessoas extremamente criativas e batalhadoras. Todas elas com aquela energia positiva contagiante.

Fico pensando: se fosse possível calcular a quantidade de energia que impulsiona esses empreendedores, em quantos Watts resultaria?

Aproveito a oportunidade para agradecer aos empreendedores da BeerOrCoffee, LooqBoox, Hekima, FullFace, Colaboradores, Todo Cartões, Izio, Linte, Round Pegs, Talent Matching, Take.Net e do Kitado. Tenho aprendido muito através da convivência com vocês!

Confira aqui a lista completa das startups

Minha experiência

Meu primeiro contato com o CUBO foi no final do ano passado. Contatei Flávio Pripas e consegui um espaço para janeiro em sua concorrida agenda. No encontro mostrei a ele o conteúdo de vendas e marketing que suporta minha mentoria às startups. Prontamente ele disse que o conteúdo interessava muito aos empreendedores. No mesmo dia já me apresentou ao Rodrigo Murta, da Looqbox, para um bate papo de mentoria. Além disso, ofereceu o espaço do auditório para a palestra que realizei no dia 6 de março (assista aqui ao vídeo da palestra na íntegra).

Na palestra, encontrei um ex-colega da SAP, atualmente sócio de uma grande empresa de recrutamento de executivos. Ele estava procurando um profissional para uma das startups investida pela Monashees (fundo de capital de risco). Pronto, mais uma conexão permitida pelo CUBO e que se transformou em minha atual posição como head de vendas do Kitado!

Agradecimento

Tenho a certeza de que este HUB impulsionou a carreira de muitas pessoas. Que apoiou a realização do sonho de tantas outras e que melhorou o ambiente de negócios entre as corporações e o ecossistema de startups.

Isso significa um trabalho social de impacto para o Brasil!

Meu MUITO OBRIGADO ao cubo CUBO Coworking!

Marcos Mylius

Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

Marcos Mylius

Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

2 respostas

    1. Olá, Wagner. Tudo bem?
      A oferta do Cubo é para empresas startups. Tanto para membros quanto para residentes. Sugiro a você conferir no website deles: https://cubo.network.
      Aproveito para recomendar o app Beer Or Coffee, uma excelente plataforma para coworking + rede de negócios: https://beerorcoffee.com/coworking. Pode render bons contatos além do espaço coletivo de trabalho em todo o Brasil.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze − dois =

Marcos Mylius Blog

Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

SOCIAL SELLING 4.0

Avaliação 5 Estrelas na Amazon

SALES COACHING B2B

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Últimos Posts

Siga a Página

Cursos Online

Conheça Mais

Blog de Vendas e Marketing B2B

Conteúdo exclusivo da Sales Coaching para você Atrair, Engajar e Conquistar clientes

Faça seu cadastro no formulário ao lado e receba todas as novidades e conteúdos exclusivos da Sales Coaching.

    Nome*
    E-mail*