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Social Selling no Linkedin – Como usar da melhor maneira?

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Se você está buscando alternativas para engajar os seus clientes de maneira mais ativa na internet, o social selling no Linkedin pode ser a melhor alternativa para isso.

Que o Linkedin é a principal rede social para o ambiente corporativo, você certamente já está cansado de saber. 

Porém, que a plataforma também pode servir para estratégias muito mais grandiosas do que simplesmente subir um curriculum online, são poucas as pessoas que possuem essa informação. 

E pensando em te ajudar a transformar a sua rede social em uma máquina de vendas e em um novo canal para que o seu cliente te encontre com facilidade, resolvi trazer nesse conteúdo, as principais técnicas sobre o social selling no Linkedin. 

Social Selling no Linkedin – O que é?

Caso você esteja curioso para saber no que consiste o social selling, fazendo a busca através do Google, por exemplo, certamente você irá se deparar com diferentes explicações e um único conceito: o foco na qualidade da produção do conteúdo.

Antigamente, ao resolvermos publicar qualquer assunto na internet, não pensávamos em como as pessoas enxergavam os conteúdos, ou se de fato, eles eram relevantes para quem estávamos os oferecendo.

Sendo assim, entregar ao leitor o que ele espera de você, é a melhor estratégia para conseguir se destacar em uma rede social como o Linkedin.

Pense comigo: Você está lendo este artigo por um motivo específico, certo? Se eu ficasse te falando sobre a teoria do Social Selling, sem entregar, de fato, para que ele serve, você ainda estaria por aqui? Acredito que não.

Então, tome como exemplo a sua experiência lendo esse conteúdo e engaje o seu cliente em seu perfil desde o início.

Colocando em prática o Social Selling no Linkedin

Mesmo que você ainda não esteja habituado ao termo do social selling no Linkedin, garanto que após ler o conteúdo de maneira completa, você verá que a experiência da sua rede social será muito mais interessante. 

A partir de agora, eu vou te guiar no processo de construir uma página de apresentação eficaz, que gere autoridade e faça com que o seu cliente realmente entenda quais são os seus objetivos logo de início. 

1. Explore o banner da sua página

Muitas pessoas utilizam o banner do Linkedin com a mesma função da capa do Facebook. E eu posso garantir que, se você está fazendo isso, está deixando de lado uma das melhores ferramentas da rede social.

Neste momento, você pode explorar fatores que sejam determinantes para dizer o tipo de serviço que você presta, ou uma informação relevante que precise de ilustração para chamar a atenção de quem está acessando o conteúdo pela primeira vez.

Por exemplo, tenho uma foto do meu último livro e algumas resenhas de pessoas que compartilharam a opinião. Desta maneira, além de mostrar minha autoridade no assunto, já consigo falar de maneira direta quais são os meu objetivos por ali.

2. Tenha uma foto profissional

O primeiro passo para transparecer credibilidade no seu perfil profissional, é ter uma foto profissional que possa mostrar quem você é no trabalho.

Atualmente, o que mais vejo são pessoas que aproveitam fotos bonitas de outros canais de comunicação, ou simplesmente postam fotos informais em um perfil de negócios. Essa ideia não poderia estar mais errada.

Mesmo que você não tenha uma cenário ideal, tire uma foto profissional em um fundo branco. Não importa.

Neste caso, ao criar uma experiência diferenciada através do Social Selling no Linkedin, é necessário que o perfil esteja alinhado em todos os pontos. 

E sem uma foto adequada, o restante, com certeza, se tornará bastante complicado de colocar em prática.

3. Crie um título estratégico

Antes de acessarmos uma notícia do portal de comunicação, nos deparamos com o título do conteúdo, certo? Com a sua chamada, conseguimos decidir se aquele texto é relevante para o que precisamos. 

Com o título do seu perfil, acontece a mesma coisa. O objetivo, neste caso, é o de passar uma mensagem de maneira rápida sobre o que você faz e o que as pessoas podem esperar por ali. 

Muitas vezes, as pessoas inserem cargos ou títulos de especificação do trabalho. E posso garantir que esse método não poderia estar mais ultrapassado.

Para chamar a atenção, faça uso de como você pode ajudar as pessoas e qual o seu objetivo principal. Basicamente, utilize esse espaço para divulgar o seu elevator pitch.

No entanto, se você gosta de exemplos, eu vou compartilhar o meu por aqui. Atualmente, faço uso da frase: “Transformando a maneira como os profissionais vendem, alavancando o Social Selling para converter conteúdo e conexões em conversas ???? Programas online para equipes de vendas remotas”.

É possível notar a diferença? Eu não mencionei absolutamente nada da minha formação. Apenas gerei curiosidade nas pessoas, divulgando o que eu faço de maneira simples e extremamente objetiva. 

Por isso, aproveite para esse espaço para explorar o que existe de melhor em você e no seu negócio.

3. Desenvolvendo a sua bio

Divulgar o que você faz de maneira rápida, pensando na experiência do consumidor dentro do Social Selling no Linkedin, pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Eu te entendo, porque também já estive no seu lugar. 

Porém, só consegui me dar conta da importância de um “sobre” bem trabalhado, quando percebi que estava conseguindo atrair as pessoas certas para o meu perfil. 

Atualmente, com diversas técnicas de escritas diferentes no mercado, muitos profissionais utilizam a Copy de vendas de maneira exaustiva e sem qualquer tipo de propósito. E o nosso objetivo aqui, definitivamente não é esse. 

Entendendo as dificuldades que podem ser ao se deparar com uma página em branco e precisar escrever sobre o seu negócio. eu selecionei algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

a) Faça perguntas

Fazer perguntas ou abrir a descrição do seu perfil para uma chamada de leitura, é uma das melhores maneira de engajar o leitor e fazer com que a atenção fique presa em sua página. 

Outro fator que precisa ser levado em consideração é o de que o Linkedin possui uma leitura condensada sobre a sua página, mostrando no máximo, três linhas do conteúdo. 

Desta maneira, não nos resta outra alternativa além de sermos eficazes em nosso propósito e gerar o interesse para que a pessoa clique no “ver mais” e o leia na íntegra. 

E nada melhor do que realizar perguntas para gerar curiosidade e engajamento com esse público específico.

b) Evite parágrafos longos

Já reparou como jornais e revistas possuem uma leitura dinâmica? Ou até mesmo como eu estou produzindo esse conteúdo, conversando de maneira direta com você?

Para que as pessoas não se cansem do seu perfil, é importante utilizar o mesmo critério. Afinal, quanto melhor for a legibilidade e a experiência de leitura, melhor será o resultado do seu Social Selling no Linkedin.

c) Disponibilize ideias para o leitor

Mostre ao visitante do seu perfil, um diferente ponto de vista sobre o seu trabalho, ou de como ele pode fazer as coisas.

Desta forma, além de criar uma história, você já consegue mostrar o seu valor de mercado de maneira efetiva.

Basicamente, seria o mesmo do que falar para o cliente: “Eu sei o que você está buscando, e posso te ajudar com isso. Porém, venha conhecer como eu costumo trabalhar de maneira específica”. 

Ainda utilizando meu próprio perfil de exemplo, na minha descrição, eu ofereço de maneira gratuita, três ideias para que a pessoa consiga aplicar o Social Selling no Facebook de maneira descomplicada. 

Sendo assim, estou atraindo um público qualificado, gerando valor no meu perfil e ao mesmo tempo, mostrando que eu realmente entendo sobre o tema proposto.

4. Utilize suas experiências profissionais ao se favor

Abordar de maneira objetiva quais são as suas experiências profissionais e os estudos que te fizeram chegar onde está, é de suma importância.

Porém, também é preciso saber como preencher esses campos, para que eles não passem a impressão de um simples “curriculum vitae”, falando apenas sobre as suas responsabilidades e atividades realizadas.

Utilize esse espaço para falar sobre os anos do seu negócio, a missão e a paixão que cultivou ao longo dos anos. O que contribuiu para que você chegasse onde chegou? Quais foram os seus maiores desafios?

Desta maneira, aproveite este local para mencionar o que o seu negócio tem de diferente e qual a missão que te faz ajudar tantas pessoas e empresas com as quais trabalhou. 

Vale a pena aplicar o Social Selling no Linkedin?

Buscar se destacar na maior rede social empresarial do mundo, definitivamente, não é uma tarefa fácil.

E se o seu objetivo é atrair possíveis clientes por ali, utilizar as técnicas de Social Selling que publiquei no meu livro Social Selling 4.0 é de extrema relevância. 

Para te ajudar ainda mais nesse processo, clicando neste link, você será direcionado ao meu perfil do Linkedin. 

Assim, ficará muito mais simples de visualizar de maneira prática, todos os conceitos aplicados através deste conteúdo. 

Tem alguma dúvida sobre o tema? Alguma sugestão? Não deixe de compartilhar suas ideias comigo através da caixa de comentários abaixo. 

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

Respostas de 2

  1. Eu acho que você tem que ser você mesmo,em um perfil muitas vezes queremos enfeitar tanto que esquecemos de mostrar o principal que é o que sabemos fazer, temos que mostrar mais e falar menos você tem todas as razões.Obrigada me ajudou bastante.

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Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

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PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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