Estudo Global da Pipedrive Revela que Sul-Africanos são os Melhores em Fechar Negócios
Um estudo global sobre vendas revelou que os vendedores sul-africanos lideram no fechamento de negócios, superando seus colegas ao redor do mundo. Enquanto os brasileiros ocupam a 21ª posição, vale a pena ler até o final para descobrir onde eles se destacam.
Análise de Vendas Global: Competências por Nacionalidade
Você já se perguntou se certas nacionalidades têm mais facilidade para fechar negócios? Um estudo global de vendas analisou dados e apresentou resultados surpreendentes.
O sucesso nas vendas pode ser difícil de medir devido a variáveis como produto, modelo de negócios, preços e poder de compra dos clientes, conforme aponta a Pipedrive, uma empresa líder em CRM de vendas. No entanto, todas as empresas compartilham um processo passo a passo comprovado para conquistar clientes, e algumas se destacam nesse processo.
Metodologia do Estudo
Os resultados foram obtidos a partir da análise de dados de desempenho de vendas em 34 países e mais de 10 setores, com foco em três perguntas principais:
- Quantos potenciais clientes os vendedores conseguem converter?
- Quanto tempo levam para fechar negócios?
- Quanto esforço é necessário, medido em atividades como ligações e reuniões?
Sul-Africanos Lideram em Fechamento de Negócios
De acordo com os dados, a taxa de conversão é um dos melhores indicadores de competência em vendas, e a África do Sul lidera a classificação. Em segundo lugar está a Irlanda, seguida pela Nova Zelândia. Esses três países são os únicos onde os vendedores conseguem converter mais de 20% de seus potenciais clientes.
Os 10 primeiros colocados são:
- África do Sul
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Austrália
- Chile
- Suíça
- Polônia
- México
- Canadá
- Rússia
Sul-Africanos: Diretos ao Ponto
O que torna os sul-africanos tão eficazes em conversões? O relatório sugere que há uma ligação direta entre o sucesso nas vendas e a sobrevivência. As principais economias africanas têm menos rede de segurança social e mais pressão para ter sucesso. A franqueza e a aversão a conversa fiada dos sul-africanos os fazem ir direto ao ponto, compreendendo o terreno mais rapidamente no processo de vendas.
Brasileiros São os Mais Rápidos
Outro indicador de sucesso é a velocidade no fechamento de negócios. Os vendedores brasileiros são os mais rápidos, precisando de menos de 30 dias para obter um “sim”. África do Sul e Chile completam os três primeiros nesta categoria. Curiosamente, nós brasileiros nos surpreendemos com essa liderança, dado que culturalmente valorizamos a amizade e tendemos a desviar a conversa com amenidades. A competição acirrada exige rapidez para não perder oportunidades.
Vendas em Países Desenvolvidos
É enganoso pensar que vendedores em países desenvolvidos não são eficazes. Nos EUA, Reino Unido e Alemanha, os vendedores podem não ser os mais rápidos, mas focam em fechar negócios maiores e de alta qualidade, beneficiando-se de um poder de compra mais elevado e processos de aquisição mais rigorosos.
Conclusão
O estudo destaca como diferentes abordagens e contextos influenciam o sucesso em vendas. Sul-africanos se destacam na taxa de conversão, brasileiros na rapidez e vendedores em países desenvolvidos na qualidade dos negócios fechados.