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Os 7 pilares de uma Gestão de vendas B2B vencedora

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Se você, assim como eu, vive intensamente o universo de vendas de produtos e serviços de tecnologia para o mercado corporativo, sabe que o momento é de desafios e mudanças constantes. As estratégias se tornam cada dia mais complexas, principalmente na gestão de vendas B2B.

O desafio imposto pela migração para SaaS e a “guerra digital”.

Grandes multinacionais de software estão migrando da receita de licença do modelo perpétuo para o SaaS e isso tem um impacto em fluxo de caixa e margens. Será que elas conseguirão manter os planos de incentivo (comissionamento) nos patamares atuais? Como atrair e reter os melhores talentos?

Se a Rússia influenciou a campanha presidencial dos EUA por meio de ações de hackers, imagina o que significa a guerra digital pela conquista da atenção dos decisores de grandes, médias e pequenas (TODAS) empresas.

O fim da validade de estratégias clássicas e tradicionais de vendas B2B.

O processo de aquisição de produtos e serviços envolve cada vez mais o uso de tecnologias para diminuir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e, com a fonte inesgotável de informações que é a internet, o poder dos compradores só aumenta. Com isso, muitas das estratégias de vendas mais clássicas e tradicionais perderam a validade. Você sabe qual a palavra-chave (keyword) que o seu concorrente está utilizando no Google Adwords para melhor se posicionar nas buscas? Se não sabe, é bom procurar a resposta.

A evolução dos pilares de uma gestão de vendas B2B que ainda continuam fortes.

Na minha passagem como executivo de vendas em empresas como Microsoft, Oracle, SAP e IBM, tive a oportunidade de aprender e de testar as mais diversas estratégias de vendas que você possa imaginar, ao mesmo tempo em que acompanhava e sentia na pele as transformações do mercado.

A minha experiência mostra que, apesar das diferenças de abordagens, metodologias e estratégias, existem sete pilares da Gestão de Vendas B2B que continuam fortes e que somente passaram por uma evolução.

1.
ESTRATÉGIA.

Todas as empresas, independentemente do porte, seja uma startup ou uma grande empresa, deveriam ter um direcionamento claro para o time de vendas. Mas atenção: não confunda estratégias de vendas com técnicas de vendas. São duas coisas distintas. [Leitura complementar: Engenharia de Valor]

2.
BACK OFFICE

Quanto mais rápido um executivo de vendas precifica e monta boas propostas, mais (e melhor) ele vende. Por isso, o “suporte” às áreas de vendas pode ser crucial. [Leitura complementar: Como vender mais demonstrando o ROI para o cliente

3.
CANAIS DE VENDA

Você já pensou em atuar com uma força de vendas indireta? Em vez de revendedores, sua empresa pode trabalhar com um Finder Fee. Você comissiona o parceiro somente com o sucesso da venda e o trabalho dele é colocá-lo na frente do principal decisor. [Leitura complementar: Geração de leads: suas práticas realmente funcionam?]

4.
CAPACITAÇÃO

Qual a habilidade que seu vendedor possui para conversar com o seu cliente sobre o segmento de mercado em que ele está inserido? O diferencial em vendas é abordar com sucesso uma venda de valor. Isso passa pela capacidade do time.

5.
GESTÃO DE TALENTOS

Um erro muito comum na gestão de pessoas é contratar alguém somente com base na empatia. Você não consegue fazer uma organização de vendas vencedora com contratações erradas no time comercial. [Leitura complementar: Como contratar o melhor vendedor para a SUA empresa]

6.
MOTIVAÇÃO

O segredo, para um líder ou gestor, é saber o que motiva cada um de sua equipe. Vendedores (e não só eles) são motivados por dinheiro. Mas há outros fatores em jogo, como sucesso, reconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional.

7.
GESTÃO DO PROCESSO

Posso afirmar que este é o pilar mais sensível. Administrar um time de vendas e interagir com outras áreas é uma tarefa complexa.
[Leitura complementar: Conquiste leads qualificados com Geração de Demanda]

 

Cabe a VOCÊ avaliar em que pé está a sua empresa. Será que você está onde deveria? Caso negativo, será que você está ao menos no caminho certo?

Ajuste os ponteiros e boas vendas!

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

Avaliação

SOCIAL SELLING 4.0

Avaliação 5 Estrelas na Amazon

SALES COACHING B2B

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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