O Social Selling nos proporciona grandes oportunidades. Recentemente o LinkedIn ofereceu meu perfil a Fernanda Almeida, Social Selling Strategy da Natura, ela me adicionou e o Social evoluiu para um bate papo. Este é um exemplo que justifica o investimento em preparar o perfil do LinkedIn como se fosse a sua homepage, prepará-lo com foco no cliente.
Conversamos sobre como o Social Selling pode ser uma nova arma nesse novo momento de uso intensivo das redes e conexões remotas. É muito importante ter em mente como a venda humanizada é fundamental nesse novo ramo de vendas que está surgindo. Vale ressaltar que a Natura acertou em cheio com essa inovação e demonstra preocupação com seus clientes.
Para ajudá-la nessa nova caminhada, dei de presente meu livro Social Selling 4.0 que aborda os cuidados essenciais com o seu perfil, dos seus colaboradores e da sua empresa.
“A leitura valeu MUITO. O livro tem foco no B2B mas é completo de referências e ensinamentos sobre a nova venda social: a venda humanizada”
Fernanda Almeida
Uso das empresas das redes sociais já não é mais uma novidade, mas a utilização coordenada da sua mensagem através das redes sociais de seus funcionários é um desafio novo para elas. É o conceito de Employer Branding e Employee Advocacy que abordo em detalhes no livro.
Agora uma pergunta recorrente é: Será que elas podem utilizar o recurso de Social Selling para impulsionarem seus resultados? Podemos afirmar que sim, essa é uma oportunidade indispensável para quem quer se destacar no mercado, conquistar mais clientes e conseguir atrair novos talentos.
Estamos vivendo um novo momento de mercado com o distanciamento social, por isso é mais do que fundamental investir em uma estratégia de Social Selliing para B2B, especialmente às empresas que trabalham com Tecnologias da Informação (TI) e que tem seus produtos concentrados nas vendas digitais.
Entendendo o Conceito:
O jornalismo mudou nos últimos tempos, os veículos de comunicação tradicionais estão perdendo espaço para as mídias sociais. Isso é um fato. Qual a ligação deste ponto com o Social Selling?
Em quem você confia para buscar informações antes de comprar uma solução?
Todos nós já passamos por problemas nos quais precisamos procurar algum amigo ou colega de trabalho para nos auxiliar a encontrar uma solução. É provável que essa pessoa tenha entrado em contato com algum especialista para resolver o problema. É uma ação muito comum quando procuramos a ajuda de alguém que confiamos e temos ciência de que podem nos ajudar de forma genuína. E é exatamente isso que eu explico em meu livro.
O estudo da Edelman (Employee Engagement Insights from the 2015 Edelman Trust Barometer) descobriu que os especialistas técnicos internos de uma empresa (por exemplo, engenheiros, cientistas e desenvolvedores que trabalham para uma corporação) são, em média, 22 pontos percentuais mais confiáveis do que o CEO, uma tendência que se manifesta em quase todos os setores.
O conteúdo que seu especialista publica é mais confiável que aquele publicado pelo CEO, então a questão é trabalhar em time com seus funcionários para alavancar o Social Selling, pois ele é um esporte de time, não se joga sozinho.
O comprador possui muito mais informações e poder. Suas redes de contatos fornecem dados valiosos antes de adquirir uma solução
A jornada de compra do decisor mudou. Não existe mais um comprador B2B ou B2C, eles se fundem em uma única persona com comportamentos de pesquisadores, exploradores, autodidatas, volúveis e tomam decisões colaborativas – e isso impacta diretamente as empresas que ainda adotam um processo de vendas tradicional.
O Social Selling funciona de maneira diferente do Marketing de Conteúdo pois ele busca trazer a informação correta na hora certa, gerando interações e conversas relevantes entre os clientes e os profissionais de Marketing e Venda.
Social Selling vs Social Media Marketing:
Não confunda, Social Selling e Social Media Marketing, elas são coisas opostas e distintas. O Social Selling é o ato realizado pelos integrantes das equipes em seus canais pessoais. Enquanto o Social Media Marketing é o conteúdo compartilhado nas redes sociais oficiais da empresa.
Vale lembrar da importância de seus colaboradores compartilharem os conteúdos postados no canal oficial da empresa, a fim de gerar uma discussão sobre o tema.
Saiba por que as empresas B2B podem utilizar o Social Selling a seu favor:
Com a chegada da era digital, houve uma grande mudança no comportamento do consumidor em relação ao mercado. Os benefícios que o Social Selling pode trazer para as empresas B2B é gigantesco.
Brand Persona:
E o que é a Branding Persona? É quando você identifica uma marca por meio de pessoas. Isso pode ser feito de duas formas, sendo uma delas criando um personagem fictício para a marca e a outra quando você relaciona uma pessoa real à marca da empresa.
Essa tendência de trabalhar os valores da marca, por meio de uma pessoa (fictícia ou não), é reflexo de uma grande mudança de comportamento do consumidor e, em paralelo a isso, temos o crescimento avançado nos modelos de negócios.
Quando uma pessoa tem um trabalho de Branding Persona nas redes sociais, é comum que ocorra um crescimento de visibilidade fora dos padrões que uma comunicação offline possibilitaria. A partir de um canal social, sem mesmo investir R$ 1,00 é possível alcançar toda a população mundial on-line.
O perfil do cliente mudou:
Diferente de como as coisas funcionavam no passado, o perfil do cliente mudou. O consumidor do B2B hoje é mais jovem, muito mais conectado e espera uma experiencia semelhante ao B2C. O quanto antes você perceber isso, melhor será seu posicionamento para atrair o cliente. Esse novo perfil deseja uma integração gerada pelas relações humanas com a praticidade do meio digital. É ideal manter o equilíbrio entre esses dois elementos.
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