Uma entrevista com Paulo Cordeiro, CEO na 4MDG, uma startup de Master Data Management.
(observação: esta entrevista faz parte de uma nova série em que traço o perfil de profissionais de vendas e empreendedores em todos os setores. Se você quiser ser considerado para uma entrevista, me mande uma mensagem)
Paulo Cordeiro é um administrador, mora em São Paulo e gosta muito de musculação. É fundador da 4MDG, uma startup que briga com grandes players internacionais pelo mercado de saneamento e governança de dados em grandes bases SAP. Tem clientes como iFood, Loggi, Carrefour e Unimed Porto Alegre. Já possui investidores de peso como a Meta do RS e agora busca uma nova rodada de investimentos.
Como CEO de uma startup, você se considera um vendedor?
“Todos nós somos vendedores. Estamos a todo momento tentando vender nossas ideias. No mundo moderno é impossível trabalhar sem convencer o outro sobre a importância de algo. Minha formação é técnica, por isso, aprender sobre vendas e pessoas é um desafio constante.”
Você é um Líder de vendas e empreendedor de sucesso. Que conselho você daria a alguém que deseja alcançar o nível de liderança de vendas?
“Hoje, a venda é consultiva. Exige-se do vendedor e do líder de vendas um conhecimento aprimorado sobre o mercado, produto e, especialmente, das necessidades do cliente. O consumidor está no controle e possui um número quase infinito de informações. Acredito que o Líder de Vendas, precisa ser guiado por números, mas sem esquecer o lado humano das relações comerciais.”
Como foi a transição de Consultor SAP para CEO de uma startup?
“Foi e está sendo difícil. O Brasil não é amigável aos empreendedores. Estamos sempre lutando contra as estatísticas. Sabemos que a maioria das empresas não alcançarão os cinco anos de existência. Percebo, que um bom CEO de startup precisa ser generalista, isto é, possuir uma visão macro sobre os assuntos e encontrar talentos que farão as coisas acontecer. Aprender a delegar e a lidar com pessoas tem sido o meu maior desafio.”
Como é um dia típico de trabalho para você? Acompanhe-nos através dele.
“Meu dia típico é olhar o DRE e fluxo de caixa. Uma empresa não vive sem dinheiro e o CEO precisa acompanhar de perto o que está acontecendo. Também, entendo que como todo CEO é um vendedor, se faz necessário vender a todo instante, seja ampliando o networking, produzindo conteúdo e entendendo para onde o mercado está indo.
No mais, sempre acompanhando o pipeline de vendas e verificando as contas estratégicas. Uma vez por semana mergulho profundamente no cenário de cada um dos nossos clientes durante as reuniões de status.”
Qual é a principal coisa que você descobriu que o ajuda a ter sucesso nas vendas?
“Saber o que está vendendo e entregar aquilo que foi combinado. Erros são normais, o que muda é a postura de cada um para enfrentar os desafios sendo justo naquilo que foi combinado com o comprador.”
Quais são seus objetivos com a 4MDG a longo prazo?
“Tornar-se líder na américa latina em soluções de governança de dados mestres. Fundar nosso programa social de formação de especialistas em dados mestres para dar a chance para quem precisa.”
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