A construção de uma proposição de valor que seja percebida e reconhecida pelo cliente está entre as tarefas mais importantes – e mais desafiadoras – de um vendedor que faz vendas complexas e vendas consultivas. Ela está vinculada ao sucesso de vendas muito mais que os representantes de vendas imaginam. A engenharia de valor é uma metodologia. Ela conduz na jornada de conceituar o valor, preparar os dados, demonstrar e formular a proposição de valor para praticar a Venda de Valor.
Você dá a devida importância à Engenharia de Valor? Pense antes de responder.
A forma como o executivo toma a decisão de adquirir um produto de uma empresa é analisada profundamente na Engenharia de Valor. Quais são os fatores que serão avaliados por ele em relação ao impacto no negócio? Você consegue demonstrar que sua oferta pode aumentar a receita da empresa? Como você demonstra isso a ele? O seu conteúdo de Inbound e Outbound tem relação com os indicadores de desempenho avaliados pelo segmento do cliente?
Base fundamental para todas as mensagens que uma empresa deseja enviar aos seus clientes, a Engenharia de Valor deve ser objetiva, precisa e, principalmente, demonstrada. Caso sua oferta tenha pouco tempo de mercado e não possui um histórico de casos de sucesso de clientes utilizando o produto (possui poucas referências de uso). A demonstração da proposição de valor pode ser utilizada para diminuir esta desvantagem. A demonstração é feita baseada nos indicadores de desempenho do segmento, nos atributos do cliente para aquisição da oferta, na segmentação bem feita e no levantamento dos pontos diferenciais. Você pode criar uma fórmula para demonstrar o impacto da sua oferta no negócio do cliente.
DICA:
Em uma mesma empresa, entrevistas com o CFO e o CIO podem resultar em percepções de valor diferentes em relação ao negócio. O CFO estará mais aberto a discutir questões que tenham impacto no fluxo de caixa, EBTA e valorização da empresa. Por outro lado, o CIO pode ser mais sensível a melhoria de processos e/ou alavancar a sua posição na empresa.
Ter uma fórmula para demonstrar a proposição de valor é a melhor forma de sair do lugar comum.de ter uma oferta que somente identifica uma extensa lista de benefícios. Você pode fazer suposições de ganhos, mas com embasamento.
A Engenharia de Valor é uma metodologia extremamente valiosa para o B2B. Ela deve ser trabalhada a partir de uma necessidade detectada em um segmento de mercado.
Quanto mais segmentada e customizada for a sua proposição, mais aderência terá com o perfil de negócio do seu cliente alvo. A Engenharia de Valor é usada para convencer todos os potenciais clientes. Dos mais inovadores aos que necessitam de mais atenção e subsídios para a compra.
A minha experiência como Sales Coaching mostra que os gestores de vendas muitas vezes subestimam a importância da Engenharia de Valor e acabam não tratando o tema com a profundidade e a atenção necessárias. Infelizmente, os (maus) resultados do pouco caso logo aparecem.
“Valor é quando o seu cliente percebe em termos monetários e sociais os ganhos que terá com os benefícios e os diferenciais dos seus produtos e serviços.” – Marcos Mylius
A Engenharia de Valor pode ser um ponto polêmico dentro de uma empresa. Experimente questionar seus pares em relação a demonstração de valor da sua oferta para o negócio do cliente. Você já experimentou? Peça para todos escreverem as respostas separadamente e depois faça uma avaliação. Alguns irão falar em benefícios do produto, características técnicas e etc.. provavelmente não existirá uma unidade. Agora, o ponto mais importante – as mensagens resultantes são o que o cliente gostaria de ouvir?
Níveis diferentes de maturidade com relação ao tema são dores comuns de grande parte das empresas.
Engenharia de Valor e a abordagem de vendas.
Mas as dores vão além. A Engenharia de Valor – ou a falta de atenção com relação ao tema – influencia diretamente na maneira como uma startup convence clientes a aderirem aos seus produtos e serviços. Mas principalmente, ela é decisiva para fechar um bom negócio (sem muito desconto).
Existem três abordagens de vendas.
- A primeira e mais conhecida é baseada no preço. Pressupõe uma busca constante por corte de custos, readequação do projeto e a necessidade de contratação de grandes volumes para suportar as baixas margens. Os compradores dominam este cenário e os fornecedores possuem pouca flexibilidade nos preços.
- A segunda, é fundamentada na hipótese ou pretensão de valor. Os fornecedores “afirmam” que entregam valor aos clientes e necessitam ser compensados por isso. Essa abordagem muitas vezes se traduz em: “Confie na nossa empresa. Nossa oferta é a que vale mais a pena”. Nesse caso, a proposição de valor é somente uma pretensão. Afinal, as afirmações sobre o valor da proposição não estão fundamentadas em nenhuma análise. O resultado é que o fornecedor tem poucas chances de fechar bons negócios, e acaba pressionado a trabalhar com o menor preço.
- A terceira abordagem utiliza justamente a Engenharia de Valor como uma gestão da proposição de valor baseada em dados que possam ser documentados e demonstrados em termos monetários aos clientes.
Aqui, a abordagem está ancorada nos quatro pilares da Engenharia de Valor:
- Conceituação do valor
- Preparação dos dados
- Demonstração
- Formulação da proposição de valor
Exemplo de proposição de valor da Salesforce.
Uma empresa onde 17 mil funcionários estão focados no negócio do cliente, ajudando-os a aumentar 20% em média a receita. Um ROI de 50% em média em um ano.
Mas por que a abordagem com base na Engenharia de Valor tem mais probabilidade de dar certo do que outras? Afinal, fazer qualquer mudança em um negócio não é fácil.
A resposta é muito simples. Há muitas informações disponíveis na internet e nunca foi tão fácil comparar as ofertas recebidas. O processo de compra dos clientes tornou-se altamente sofisticado. O comprador passou a contar com diversas estratégias – uma delas é convencer os fornecedores de que suas ofertas são iguais às dos seus concorrentes e que podem ser facilmente substituídas.
Também existe a necessidade constante de reduzir custos nas empresas, o que só aumenta a pressão sobre os preços.
Trabalhar a Engenharia de Valor na venda consultiva é justamente uma maneira de evitar a comoditização de produtos e a consequente redução de preços. Para tanto, é preciso demonstrar e documentar uma oferta de proposição de valor superior.
Isso significa mostrar, de forma categórica, quais são as reduções de custos ou valores adicionais de receita esperados caso os clientes aprovem a oferta da sua empresa.
DICA:
Muitas vezes o seu maior concorrente é o cliente ficar do jeito que está. Ou seja, sem mudanças no status quo e nos investimentos.
Minha sugestão: ao trabalhar a Engenharia de Valor, se esforce para realmente entender o problema do cliente e o que de fato cria valor para ele. Coloque o máximo possível de dados para suportar suas afirmações. Avalie desde o uso efetivo da proposição de valor na geração de demanda, até a entrega efetiva dos projetos ou produtos, garantindo o que foi estimado.
E não se dê por satisfeito! Se você achar que as informações são superficiais ou não são convincentes o suficiente para compor uma proposta de valor persuasiva, não tenha medo de revisitar e de discutir o assunto quantas vezes forem necessárias.
Os resultados valem a pena. Tenha certeza. Mãos à obra!
Respostas de 5
Olá, gostei muito das Publicações… Obrigado.
Demorei mais encontrei seu site. Conteúdo de qualidade. Obrigado por compartilhar
Obrigado pela leitura
Opa,
A imagem da proposta da Salesforce não aparece no iPhone. Não sei se acontece o mesmo em outros dispositivos..
Olá Marcelo, obrigado pelo comentário. A imagem foi ajustada.