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O que é Pipeline de Vendas e como usar o conceito 3x Pipeline para “calcular” a previsão de vendas

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pipeline de vendas

Se você atua com ou na área comercial, provavelmente já participou de alguma discussão sobre previsão de vendas que envolveu o conceito de 3x pipeline (tri équices pipilaini). Mesmo você sendo o interlocutor que está cobrando ou sendo aquele que está respondendo, você deveria ter claramente a resposta para a seguinte pergunta: Quanto de pipeline de vendas necessito para entregar minha meta?

A resposta que muitos profissionais de vendas no mundo todo dariam é: 3x pipeline.

Antes de avançar, vamos definir alguns termos importantes.

O que é pipeline de vendas?

Pipeline de vendas é a soma do valor de todas as oportunidades com estimativa de fechamento num determinado período (ex.: fechamento em abril de 2018).

Ou seja, o pipeline de abril é a soma dos valores de todas as oportunidades com uma data de fechamento até 30/04/2018.

Isso levanta outra questão:

O que é uma oportunidade de venda?

É a maneira como você rastreia e identifica negócios no seu CRM para definir um cliente que irá comprar sua oferta.

Assim, então, como você valoriza uma oportunidade?

A maioria das empresas estabelece o valor de uma oportunidade conforme a etapa do ciclo de vida da oportunidade. As oportunidades em estágio inicial devem ser contabilizadas como zero. As oportunidades de fase intermediária e posterior devem ter um valor que seria o montante provável de fechamento (conforme o tipo de produto que você comercializa, poder estar ligado ao ticket médio e/ou ao valor específico do projeto já orçado).

Leitura complementar: Roadmap To Close: o que é e qual sua importância para a previsão de vendas

Ta, OK. E de onde vem o índice de cobertura mágico de 3x Pipeline?

Eu acredito que seja uma lenda, passada entre as gerações de profissionais de vendas. Confesso que desconheço a história. No entanto, posso dizer que é uma métrica antiga, que deve ser respeitada e bem interpretada.

A suposição de relação de 3 oportunidades abertas para 1 fechada poderia fazer sentido para quem não tinha um controle tão aprofundado do pipeline de vendas. O conceito diz que você precisa ter uma gordura de pipeline para atingir suas metas.

O ponto importante para tirar proveito do conceito é: saiba quanto você precisa – historicamente – de cobertura/gordura de pipeline para bater suas metas.

Mas o conceito só faz sentido quando se conhece o Win Rate (você sabe o seu win rate?).

E o que é o Win Rate?

Digamos que você tenha 100 oportunidades no pipeline de vendas para fechamento em abril e possui um histórico de fechamento médio de 10 novos clientes por mês. Então o seu Win Rate é de 10%.

Assim, a gente faz o seguinte exercício:

Pergunta: Quantas oportunidades com data de fechamento estimada para abril você necessita para fechar 20 contas?

Resposta: Se o seu Win Rate é 10% e se você aplicar o conceito de 3x, você vai precisar de 200 oportunidades com fechamento estimado até 30 de abril.

É isto. O conceito de 3x pipeline é a cobertura de oportunidades que você necessita para entregar suas metas com assertividade.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

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SOCIAL SELLING 4.0

Avaliação 5 Estrelas na Amazon

SALES COACHING B2B

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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