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Marketing boca a boca: saiba usar e alavanque as vendas com a credibilidade transmitida pela recomendação.

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Marketing Boca a Boca

Antes de comprar alguma coisa você tem o costume de ler comentários ou de perguntar sobre as opiniões de outros usuários e consumidores?  Comenta com os amigos as boas e as más experiências que teve ao contratar um serviço? Pois bem, esse bate-papo nada mais é do que o velho e bom marketing boca a boca (ou propaganda boca a boca), a forma mais antiga de se fazer propaganda.

O boca a boca gera enorme credibilidade, já que diz respeito a um testemunho genuíno e pessoal sobre uma oferta.

Quer mais? É uma forma de marketing que não demanda grandes investimentos financeiros e que acelera o processo de compra. Se o seu cliente em potencial já pensa em fechar negócio, ao ver uma empresa recomendar o seu produto, certamente a decisão de compra será mais rápida.

Isso é muito importante para uma startup em início de vida: ter depoimentos de clientes ajuda a reduzir custos de aquisição e gera mais negócios.

Pense: o que poderia ser mais eficaz para atrair novos negócios do que a recomendação de um cliente feliz e satisfeito?

Há inúmeras técnicas de marketing boca a boca.

A minha sugestão para colocar em prática são as seguintes alternativas:

1 – Buzz Marketing

Trata-se de uma maneira de amplificar a mensagem publicitária original, criando curiosidade, expectativa e antecipação positiva entre os consumidores. Uma das traduções de “buzz” é “burburinho”.  Por meio dessa técnica, causa-se burburinho entre potenciais clientes e influenciadores, muitas vezes antes mesmo de o produto ser lançado.

2 – Community Marketing

Essa técnica consiste em marcar presença em uma comunidade de clientes ou consumidores. Nessas comunidades, que existem no LinkedIn, Twitter ou Facebook. Os consumidores falam de suas necessidades, desejos e até de soluções encontradas para as suas dores. São bons lugares para fomentar relacionamento com consumidores, engajá-los em torno de sua marca e, assim, gerar o boca a boca. E mais: nas comunidades você pode encontrar boas oportunidades para a geração de demanda.

3 – Branding Blogging

Criar um blog da sua startup é uma ótima forma de falar sobre seus conhecimentos e de gerar boca a boca por meio da divulgação de cases de sucesso, com depoimentos de clientes que recomendam seus serviços. Você pode, inclusive, alavancar esse conteúdo – que deve ter qualidade e relevância – nas comunidades acima mencionadas.

4 – Referral programs

Fechar um negócio nem sempre significa fechar um bom negócio. Isso porque durante a negociação muitas coisas podem ficar pelo caminho – entre elas, parte do lucro, já que muitas vezes o empreendedor se vê obrigado a dar descontos maiores do que gostaria. Uma contrapartida interessante é incluir o boca a boca na negociação: o desconto será dado se o cliente se comprometer a dar depoimentos sobre o produto ou serviço adquirido – evidentemente, depois de ter testado e aprovado o item em questão.

Quer conhecer uma startup que fornece uma plataforma para fazer toda a gestão de um programa e, além disso, ainda possui uma metodologia para ajudá-lo a criar o marketing boca a boca? Olha o site dos caras:

Buzz Lead

Marketing boca a boca: o plano de ação.

Preparei um plano de ação para te ajudar a incluir o boca a boca na sua estratégia de marketing.

1 – Identifique os influenciadores

Certifique-se de encontrar pessoas que gostem de dar depoimentos, que saibam bem do que estão falando e que tenham boa reputação entre os públicos que você precisa atingir.

Os influenciadores são os indivíduos que vão potencializar o boca a boca. Eles têm credibilidade, são respeitados e ouvidos pela comunidade, e falam com entusiasmo quando acionados.

Exemplos de influenciadores: blogueiros que cobrem o setor em que você atua e consumidores ou clientes entusiastas de seus produtos e serviços.

2 – Crie tópicos

Crie ideias e conceitos para que as pessoas comentem e falem a respeito. Elas devem envolver mensagens que você deseja divulgar, mas não precisam necessariamente dizer respeito aos seus produtos ou serviços.

Não complique: faça com que a mensagem seja simples, fácil de divulgar e, sempre que possível, divertida.

3 – Forneça ferramentas

É preciso fornecer meios para que a mensagem seja divulgada e, assim, se instale o boca a boca. Para isso, aproveite as mídias que hoje estão facilmente à mão, como blogs, e-mails, mídias sociais, vídeos, ou mesmo a distribuição de amostras grátis ou “degustações”, em alguns casos específicos.

4 – Participe

Participar também é uma forma de engajar. Entre na conversa, responda mensagens e comentários, atenda ao telefone!

Pode, sim, haver feedback negativo. Lidar com esse tipo de resposta vale a pena. O diálogo pode criar relações de longo prazo e, muito importante, gerar respeito e lealdade.

Lembre-se. Seja sempre educado e agradeça o comentário, mesmo que não seja tão favorável quanto você gostaria. Isso faz com que os consumidores sintam que são respeitados e levados em consideração.

5 – Monitore e meça resultados

Há inúmeras ferramentas – como as métricas das mídias sociais – que ajudam a monitorar o boca a boca e a identificar o que está sendo dito. As mensagens trocadas em comunidades e blogs são, em sua maioria, escritas. Isso ajuda a monitorar as mensagens e a saber o que as pessoas realmente pensam sobre uma marca.

Resumindo. Para criar um boca a boca eficaz, é preciso:

  • Encontrar os influenciadores certos (que falem com propriedade, tenham credibilidade e, claro, visibilidade).
  • Dar um (bom) motivo para que as pessoas falem de seus produtos e serviços, com mensagens simples e fáceis de divulgar.
  • Prover as ferramentas e meios para que a divulgação aconteça.

É importante, em todos os casos, agir com ética e bom senso!

Depois de seguir esse plano de ação e fazer o seu marketing boca a boca, me manda um e-mail contando suas experiências e resultados.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

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Avaliação 5 Estrelas na Amazon

SALES COACHING B2B

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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