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Descubra os segredos do sucesso nas vendas com DISC

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DISC Vendas

Já falei aqui que, infelizmente, não se pode afirmar que exista um perfil comportamental DISC ideal para se obter sucesso nas vendas, dependerá da posição que irá ocupar e o perfil de oferta, se demanda um ciclo curto de vendas ou longo. Também mostrei, nesse mesmo artigo, os diversos estilos de comportamento dos vendedores segundo a teoria DISC.

Agora, vamos explorar mais o assunto e mostrar como essa metodologia pode ajudar você e sua equipe a alcançarem suas metas de vendas.

Acompanhe e se surpreenda.

A metodologia DISC

O DISC é uma metodologia de avaliação de comportamento. Seu objetivo é identificar o perfil dominante de um indivíduo de acordo com o ambiente.

Ela foi desenvolvida a partir dos estudos do psicólogo americano William Moulton Marston, sobre como as pessoas são influenciadas pelo ambiente em que se encontram. Porém, foi o pesquisador Walter Vernon Clarke quem criou uma ferramenta de avaliação para o DISC. Essa ferramenta hoje é uma das mais utilizadas no meio corporativo quando o assunto é alavancar os resultados produtivos.

O teste DISC tem como objetivo identificar o perfil comportamental e detectar o impacto destes comportamentos no seu ambiente de trabalho e relacionamento com outras pessoas (pontos fortes e pontos fracos de cada indivíduo). Trata-se de um formulário rápido que deve ser respondido intuitivamente, permitindo a identificação do perfil predominante do avaliado.

Assim, de acordo com a necessidade do ambiente, um comportamento pode ser considerado favorável ou desfavorável.

Características de um bom profissional com sucesso nas vendas

Pesquisa recente, realizada junto aos melhores vendedores nos Estados Unidos e Europa, comprova que a personalidade ou o estilo comportamental tem pouco a ver com um bom desempenho em vendas. O segredo do sucesso nas vendas é, na verdade, a forma como os vendedores abordam e interagem com seus potenciais clientes, sem estresse ou pressão. 

Os bons vendedores não só conhecem e entendem seu próprio perfil DISC, como também os outros tipos. Assim, sua capacidade de relacionamento, comunicação e de influenciar pessoas é otimizada. Ou seja, eles entendem  como precisam se comportar e interagir para serem bem-sucedidos.

Dessa forma, podemos dizer que, qualquer pessoa com qualquer perfil DISC pode ter uma carreira de vendas bem sucedida. Mas primeiro, precisam adquirir autoconhecimento e aprender como ler e responder às prioridades dos outros. E, dessa forma, interagir de uma maneira envolvente e confortável. 

O uso das avaliações do DISC, combinadas com um programa de desenvolvimento, ajudará a sua equipe de vendas a aprender a usar todas as características de cada um dos perfis  DISC. 

Ele pode, por exemplo, incorporar um perfil I (Influência), para gerar empolgação do potencial cliente com um produto. Pode depois, demonstrar a um perfil S (Estabilidade), sinceridade e disposição de fornecer apoio e segurança. Já ao interagir com um perfil C (Conformidade), ele precisa garantir que todos os detalhes e fatos relacionados ao produto tenham um argumento convincente. E, por fim, ao se comunicar com um perfil D (Dominância), ele precisa estar preparado para ser direto se quiser fechar a venda. 

(Para saber mais sobre os diferentes de perfis DISC, aconselhamos a leitura do artigo Qual o melhor perfil DISC para contratar em vendas?)

Por isso, aprender a reconhecer os desejos do seu cliente em potencial é apenas metade do caminho para uma venda bem sucedida. Os vendedores também precisam saber como ajustar rapidamente seu próprio comportamento a diferentes situações. Se sua equipe de vendas não conseguir se adaptar a diferentes estilos de compradores, eles não terão o sucesso desejado. 

Não existe piloto automático quando o assunto é vendas

Quer saber qual é um dos erros mais comuns cometidos pelos profissionais de vendas e que talvez seja o seu problema ou de membros da sua equipe?

O erro é modificar seu comportamento baseado em suposições gerais sobre o comportamento de seus clientes ou clientes em potencial. Ou seja, frequentemente, estereotipamos diferentes funções ou comportamentos com perfis diferentes de DISC. 

Por exemplo, acreditamos que todo líder de negócios é do estilo D (Dominância). Ou que todo diretor financeiro é um cliente do estilo C (Conformidade). Embora possa ser verdade que muitas pessoas nessas profissões terão perfis DISC que se adequam à natureza de seu trabalho, outras não. Portanto, não podemos concluir de forma automática o perfil DISC de um comprador.  

Não vou mentir, claro que é tentador recorrer a maneiras confortáveis ​​de fazer as coisas. Porém, é preciso lembrar que isso não funcionará com todos os clientes ou potenciais clientes. Precisamos sair do piloto automático das generalizações se quisermos ter sucesso nas vendas.

Obstáculos à modificação comportamental

Sem sombra de dúvida, um dos maiores desafios ​​que os profissionais de vendas enfrentam é a pressão. As equipes têm metas que precisam ser alcançadas e por isso a pressão para que mais vendas sejam fechadas só cresce. Difícil conviver com isso, não? 

Afinal, quando estamos sob pressão, estamos usando muita energia e isso pode ser extremamente desgastante. Tornando complicado e até mesmo impossível qualquer mudança no nosso comportamento, o que nos faz agir de acordo com nosso perfil DISC natural. 

Então, sempre que se sentir pressionado e estressado, pare, respire e fique atento ao modo como você está se comportando. E claro, tente mudar seu comportamento, se for o caso. Mude o foco, pense no produto que está vendendo e no cliente com o qual você está  interagindo.

A avaliação DISC é necessária para se obter o sucesso nas vendas?

O sucesso nas vendas não depende completamente de uma avaliação do DISC. No entanto, ela pode ser uma excelente ferramenta de desenvolvimento para você e para os profissionais da sua equipe. 

A avaliação DISC pode ser usada para que se tome medidas proativas para ajudar os vendedores a entender quais são suas qualidades e deficiências. Será útil também para mostrar como eles podem ajustar seu perfil para interagir de forma eficiente com pessoas de perfis diferentes.

Ou seja, uma avaliação DISC pode ajudar um vendedor a prosperar e claro, sua empresa ter mais sucesso nas vendas. 

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

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Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

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PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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