Nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2016 aconteceu o Demoday InovAtiva Brasil. No último dia do evento foram selecionadas as 12 melhores startups entre as finalistas do ciclo de aceleração 2016-1.
Minha primeira experiência no Demoday InovAtiva Brasil como mentor e investidor
O InovAtiva é um programa gratuito de aceleração em larga escala realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O programa é executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e com os parceiros estratégicos SEBRAE e SENAI. A partir da indicação do amigo Lélio Souza, CEO da INTELIE, que participa da iniciativa de forma bem atuante, vivenciei minha primeira participação como mentor e investidor.
No Demoday InovAtiva as startups podem ter acesso gratuito a todo o conteúdo de capacitação do programa. Já a participação nos ciclos de aceleração é restrita a projetos inscritos e aprovados. São 300 vagas para a primeira etapa de cada ciclo e até 125 para a etapa final.
Durante o processo de avaliação do mentor é possível escolher as áreas e segmentos de interesse. Dessa forma o trabalho pode ter resultado e aderência com seu conhecimento. Neste momento faço mentoring para duas startups que estão entre as 300 selecionadas na primeira etapa do ciclo 2016.2, são elas:
Hydrobytes – a plataforma HyO tem o objetivo de suportar a interligação entre o ativo monitorado e seu sistema de gerenciamento na nuvem. É uma solução sobre IoT utilizando desenvolvimento proprietário de plataforma com hardware open source de mercado.
Real Networking – plataforma de colaboração que permite que um colaborador de uma empresa agende, visite e aprenda diretamente com o colaborador de outra empresa.
Estes empreendedores passarão por uma avaliação para participar da etapa final com outras 123 empresas. No dia 24 de setembro temos a rodada de Bootcamp regional. Nessa etapa os mentores podem trabalhar presencialmente com as startups e conhecer outras pessoas do ecossistema.
Está sendo um grande aprendizado. Espero pelo próximo DemoDay InovAtiva, em Dezembro!