Sales Coaching

Viciado em salário ou Empreendedor?

Compartilhe este Post:

Empreendedor x Empregado

Empreendedor x Empregado. O debate não é de hoje, mas estes tempos difíceis que nos fazem pensar e valorizar o salário recebido mensalmente. Só que também nos trazem outros questionamentos. Será que estaria melhor seguindo uma carreira de empreendedor?

Em Junho de 2016 o portal Entrepreneur publicou um artigo de Rick Bisio, que apresenta 7 motivos para sustentar que as pessoas são viciadas em salário. Ele traça um paralelo entre a droga e o salário.

O sistema de recompensas do cérebro afetado pela droga é cientificamente comprovado ser o mesmo afetado pelo dinheiro. Para alimentar o sistema de recompensa você necessita de regularidade de consumo. Então a mesma ansiedade e stress enfrentado pelo viciado quando está na eminência de ficar sem a droga é a mesma enfrentada pelos assalariados que estão em risco com a continuidade do recebimento do contracheque. O empreendedor não teria este stress, em contra-partida teria outros.

Existem outros exemplos comparativos em relação a forma como isso acabou moldando a sua vida e possível dependência. O artigo gerou críticas em outros blogs porque o autor teria motivos financeiros como francise coach para abordar o assunto desta forma.

Concordo que é extremamente provocativo. O empreendedor não é viciado em salário!

Convivo no trabalho e em roda de amigos com funcionários de grandes empresas e,  sem precisar fazer grandes análises e entrevistas, posso afirmar que possuem todas as habilidades exigidas para ser um empreendedor.

Por que, então, esses profissionais não possuem seus próprios negócios?

Em alguns casos, analiso, eles encaram seu trabalho como uma franquia. Administram como se fossem realmente sócios da empresa. Preocupam-se com a lucratividade e a longevidade da companhia como fundadores. A forma como o plano de compensação do executivo foi elaborado pode ajudar muito neste ponto. O profissionalismo pode falar mais alto também. Os outros casos necessitam de maior autoanálise.

Eu estava participando de um mini-MBA na IBM quando o professor citou que os funcionários de empresas são as pessoas que mais assumem riscos e estão expostas a mudanças. Muito mais que os empreendedores.

Ele defende que empregado não possui nenhuma gestão sobre a sua posição na empresa, ou seja, ele pode ser demitido a qualquer momento. Isso é um risco. Por outro lado, o empreendedor possui a gestão total deste risco, sendo, assim, uma pessoa menos tolerante ao risco.

Empreendedor x Empregado.  Provocações… 🙂

Convido você para assistir aqui à entrevista que fiz com a Roberta Vasconcellos, CEO da BeerOrCoffee. É um bate-papo inspirador!
Ela conta um pouco de sua trajetória como empreendedora – que, antes dos 30 anos, já lhe rendeu diversos prêmios – e estimula os novos empreendedores a seguir o caminho da inovação. [Aqui tem mais sobre a Roberta e a BeerOrCoffee]

Gostou? Se inscreve no meu canal!
Picture of Marcos Mylius

Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

Picture of Marcos Mylius

Marcos Mylius

Mais de 25 anos de carreira na área de Vendas em empresas líderes da indústria de Tecnologia da Informação como Microsoft, IBM, Oracle, SAP, TOTVS e Resultados Digitais. Especialista em vendas complexas para empresas (B2B - Business to Business). Sou um apaixonado pelo conteúdo de vendas, geração de valor e Social Selling.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcos Mylius Blog

Marcos Mylius

Escritor, Instrutor, Palestrante Especialista em Vendas B2B

Avaliação

SOCIAL SELLING 4.0

Avaliação 5 Estrelas na Amazon

SALES COACHING B2B

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Últimos Posts

Siga a Página

Livros
Plataforma EAD

Blog de Vendas e Marketing B2B

Conteúdo exclusivo da Sales Coaching para você Atrair, Engajar e Conquistar clientes

Faça seu cadastro no formulário ao lado e receba todas as novidades e conteúdos exclusivos da Sales Coaching.

    Nome*


    E-mail*